SERRA DO IBITIRAQUIRE

Localizada no Paraná, a serra abrange a maior montanha do Sul do Brasil, o Pico Paraná (1.877m alt) e outros lindos cumes com visuais incríveis da serra do mar paranaense e da Baía de Paranágua. Em geral, as trilhas da região são exigentes fisicamente e necessitam de acampamentos selvagens. Mas, todo o esforço vale o amanhecer exuberante com o sol nascendo em meio ao mar de nuvens aos seus pés.

SERRA DA MANTIQUEIRA

A "cordilheira brasileira" se ergue ao longo dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Existem muitas opções de trilhas para diferentes níveis físicos e técnicos por diferentes formações e unidades de conservação, como o Parque Nacional do Itatiaia, o Parque Estadual da Serra do Papagaio, o Complexo do Baú e as famosas travessias da Serra Fina e Marins x Itaguaré.

serra dos órgãos

Localizado no Rio de Janeiro, essa linda cadeia de montanhas possui formações peculiares impressionantes. As trilhas e travessias na parte alta do parque são deslumbrantes e possuem um visual incrível da cidade do Rio de Janeiro. Em dias de bom tempo, é possível avistar no horizonte a Baía de Guanabara, o Pico do Pão de Açúcar e o Morro do Corcovado. A travessia mais famosa é conhecida como "Petrópolis x Teresópolis" e exige que o trilheiro tenha um bom condicionamento físico. Porém, é possível realizar ataques aos abrigos e já curtir um belo visual e um pernoite na montanha.

ILHA GRANDE

Já estive em diversas praias paradísicas pelo mundo e considero a Ilha Grande, no RJ uma das mais bonitas regiões litorâneas que já visitei. As montanhas verdes de mata atlântica preservada emolduram as lindas praias de areia branca e águas cristalinas. É possível realizar diferentes trilhas e passeios de snorkel pela ilha, mas para quem ama travessias, realizar a trilha da Volta da Ilha Grande é imperdível.

CONJUNTO marumbi

A Serra Marumbi é considerada o berço do montanhismo brasileiro. Em 1879, foi realizada a ascensão da primeira montanha no Brasil, o cume do Olimpo (1.539 m.), a mais alta das nove montanhas que formam o conjunto. Além da impressionante formação e da mata atlântica preservada, o Marumbi atrai trilheiros motivados pelo desafio físico das "trilhas", que possuem vários trechos de via ferrata e correntes para vencer trechos expostos de rocha. No ataque ao cume do maciço, o acesso "menos difícil" é a trilha ao cume do Abrolhos (1.200 m). A recompensa do esforço é o visual da Serra do Ibitiraquire, da Baía de Paranaguá e de toda a região.

serra do roncador

Ainda pouco conhecida, a Serra do Roncador é um oásis de lindas cachoeiras e poços cristalinos pouco explorados. Localizada no Mato Grosso, na divisa com o Estado de Goiás. A porta de entrada é a cidade de Barra do Garças, acessível de carro, por ônibus saindo das capitais ou pelos voos regulares da Azul. A região oferece diferentes aventuras, como trilha de um dia com pernoite em pousadas, expedição de rafting e uma linda e selvagem travessia por meio do cerrado preservado com muitos banhos de cachoeiras. Se você nunca havia ouvido falar, aproveite para colocar esse paraíso na sua lista de viagens.

serra da bocaina

O Parque Nacional da Serra da Bocaina está localizado entre a Serra da Mantiqueira e o Litoral do Rio de Janeiro e suas montanhas, como o Pico Tira Chapéu, tem visuais 360° impressionantes. A região ficou famosa com a "Trilha do Ouro", que começa no município de São José do Barreiro (SP) e termina em Angra dos Reis (RJ), sendo uma ótima pedida para quem quer realizar sua primeira travessia. A trilha inicia no alto da serra, em meio as araucárias e desce pelas montanhas sentido o litoral, passando por belas cachoeiras, trechos de mata atlântica preservada e o histórico calçamento conhecido como "pé de moleque", construído pela coroa portuguesa para escoar a produção de café. Aqui a natureza e a história caminham juntas, preservadas por moradores muito hospitaleiros.

rota das emoções

Assim é conhecido o trajeto que engloba o litoral dos Estados do Maranhão, do Piaui e do Ceará. É possível realizar de diferentes maneiras, mas recomendo chegar por São Luís (MA) e terminar a rota em Fortaleza (CE). Nesse trajeto, as "paradas obrigatórias" são os Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Paraíba (PI) e Jericoacoara (CE). Mas, existem muitas outras jóias para conhecer nessa rota incrível pelo litoral nordestino.

chapada dos veadeiros

Todas as Chapadas brasileiras são belíssimas, mas tenho que confessar que tenho um elo afetivo com Veadeiros. A região tem uma energia incrível e as suas matas e cachoeiras são impressionantes. Cerrado preservado, poços cristalinos, paredões rosas, cachoeiras gigantes e um povo muito hospitaleiro. Trilhas a pé de diferentes níveis físicos, travessias ainda pouco visitadas, rotas incríveis de Mountain Bike e expedições de rafting em rios de água potável. Impossível visitar e não querer voltar muitas outras vezes para conhecer novos lugares.

Patagônia

A Patagônia Chilena e Argentina é um dos lugares mais lindos do mundo. Montanhas e glaciares impressionantes por um vasto território que possibilitam roteiros diferentes para todos os gostos de aventura. Não importa qual seja seu estilo de viagem, roteiro família, trilhas com pernoites em pousadas, travessias com pernoites em lodges de montanha ou com acampamento. A Patagônia te espera com um roteiro perfeito para você.

Dolomitas

Considerada Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2002, as Dolomitas constituem uma formação rochosa específica em meio aos Alpes. Ainda pouco conhecida entre os brasileiros, mas um dos principais destinos de trekkers e escaladores do mundo, guarda uma beleza espetacular, que condiz com a fama de suas formações serem "únicas". Famosa também pelas suas estações de esqui, a região possui uma ótima infraestrutura e dificilmente você realizará uma trilha de montanha com lodges tão bons. A Alta Via N° 1 é a travessia mais famosa das Dolomitas, mas existem inúmeras trilhas acessíveis de diferentes níveis físicos, para cumes e lagos lindos por toda a região, possibilitando roteiros personalizados de acordo com a sua motivação.

Cordilheira Blanca

A Cordilheira Blanca é uma subcordilheira dos Andes, no Peru. O seu ponto mais alto é o Huascarán, a maior montanha do país, com 6.768 m de altitude, que dá nome ao Parque Nacional Huascarán, paraíso de cumes nevados e lagoas de cores impressionantes, como a Lagoas de Llanganuco a 3.860 m (foto acima). A cidade considerada "porta de entrada" é Huaraz, que também dá acesso a Cordilheira Negra e a Cordilheira Huayhuash, fazendo com que a região seja um paraíso para montanhistas. Existem muitos cumes de diferentes níveis técnicos, lindas travessias caminhando atravessando as montanhas ou trilhas de um dia, com pernoite na cidade. Vale ressaltar que Huaraz está à 3.052 m de altitude e que todas as trilhas na região envolvem esse desafio. Mas, os visuais impressionantes, valerão o esforço.

Tour du mont blanc

Já pensou cruzar três países caminhando? Pois na volta que contorna a maior montanha da Europa Ocidental, o Mount Blanc (4 808 m), você começa caminhando em Chamonix, na França, cruza a fronteira da Itália, da Suíça e retorna para o seu ponto inicial, caminhando por 180 km com 10 mil metros de ganho de elevação acumulados. Um desafio e tanto, onde cada gota de suor é recompensada por visuais impressionantes, pela experiência cultural e pela gastronomia dos três países. Apesar de camping ser liberado com algumas restrições, todo o trajeto dispõe de lodges, restaurantes e atravessamos várias cidades, o que possibilita alguns confortos para vencer o desafio diário do trajeto.

Provence

Aposto que você associa a região da Provence, na França, com os campos de lavandas floridos, acertei?! Contempla-los em seu auge é simplesmente apaixonante, enquanto escrevo, me recordo do perfume que toma conta das estradas da região entre o final de junho e julho. Mas, apesar do efeito mágico dos campos, a Provence vai muito além das suas lavandas. Três Parques Naturais Regionais próximos guardam belezas impressionantes: Camarge, Alpilles e Luberon, além da proximidade com o Parque Nacional das Calanques, na região de Marselha, com praias belíssimas. Além de inúmeras belezas naturais, a região guarda patrimônios históricos importantíssimos, que nos possibilitam um mergulho na história Romana e da Revolução Francesa. Mas, o mais marcante nessa viagem, com certeza será a gastronomia. Arrisco a dizer que a Provence tem alguns dos vinhos e temperos mais saborosos do mundo. Cultura, montanha, praia e gastronomia em uma só viagem!

gorges du verdon

O desfiladeiro do Rio Verdon, localizado na região da Provence na França, é conhecido como um dos cânions mais bonitos da Europa. Sendo, um dos maiores desfiladeiros da Terra. Ele tem cerca de 25 km de comprimento e até 700 m de profundidade e o rio que o corta tem uma água cristalina cor verde-turquesa linda. É possível realizar diferentes atividades ao ar livre, para todos os gostos. Paraíso para escaladores de rocha, a região tem trilhas e travessias incríveis, estradas alucinantes para quem curte uma boa subida pedalando, além de canoagem, parapente, rafting e canyoning. O descolocamento de carro pelas suas estradas já deixará você maravilhado. Uma ótima pedida é conjugar os famosos encantos da Provence com esse paraíso natural.

nepal

Posso estar equivocada, mas penso que conhecer o Nepal é o sonho dos apaixonados pelas montanhas. Estar ao pé dos gigantes dos Himalaias é uma sensação inexplicável. Mas, o Nepal vai além das suas montanhas imponentes, a hospitalidade da comunidade local e sua cultura tornam esse país ainda mais especial. Mais que contemplar suas belezas naturais e culturais, visitar o país possibilita um mergulho interior. Mesmo que você não escale um 8 mil ou realize uma trilha de longo curso, um roteiro cultural pelo país, já te tratá de volta para casa renovado e você irá entender porque a maioria das pessoas que o visitam desejam tanto retornar mais vezes.

eslovênia

Eu poderia escrever um texto falando de como admiro a organização, a limpeza e a educação do povo esloveno. Uma visita a bela capital Liubliana e ao famoso Lago Bled já valem muito a pena. Mas, digo de "boca cheia" que a Eslovênia tem algumas das montanhas, rios e cachoeiras mais lindas que já conheci. A cor turquesa do Rio Soča e suas florestas preservadas parecem encantadas. Não é a toa que eles foram cenários de um dos filmes das "Crônicas de Nárnia". As suas montanha, como o Triglav (2.864 m), o Mangart (2.679 m) e o Rombon (2.207 m) são algumas dos cumes mais altos do país, com visuais impressionantes dos Alpes Julianos e com trilhas desafiadoras. Você pode planejar um roteiro multi esportes a partir de Bovec, que tem um dos melhores rios para quem quer iniciar no caiaque de águas brancas e atividades como rafting, canyoning e trilhas. Para os amantes dos trekkings de longo curso, a Eslovênia inaugurou, em 2019, a "Juliana Trail", com 267 km é uma rota circular pelo Parque Nacional do Triglav, atravessando os Alpes Julianos e visitando alguns dos principais lagos e do país. Aventura para todo os gostos!

machu picchu

Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, a cidade sagrada Inca está localizada no Peru, na Cordilheira dos Andes, acima do vale do Rio Urubamba. Construída no século XV, ficou conhecida pelas sofisticadas muralhas de pedra contínuas e as construções a partir de blocos unidos sem o uso de argamassa, que são muito intrigantes, considerado a tecnologia da época. Além disso, todo o lado místico da cidade, que foi erguida considerando o alinhamento dos astros e suas deslumbrantes vistas panorâmicas para as montanhas e vales, tornam esse lugar ainda mais fascinante. Para quem é fã de travessias, é possível trocar a passagem de ida do trem que leva visitantes de Cusco para Águas Calientes e realizar o caminho a pé, pelo rota Inca original atravessando os Andes. Um trekking inesquecível!

toscana

A região da Toscana, na Itália é muito famosa pela sua gastronomia, pelos seus vinhos e por suas lindas vilas medievais, várias delas, consideradas Patrimônio da UNESCO. Pedalar pelas suas estradas contemplando o sol da Toscana em meio as montanhas, visitando as vilas e aproveitando todos os seus sabores fazem com que essa seja uma cicloviagem apaixonante.

baviera

O Baviera é um Estado alemão, localizado ao Sudeste do país. Ao pensar na Alemanha, talvez você não associe o país com belezas naturais, mas ele reserva surpresas de tirar o fôlego! O sul do país tem lindos lagos e montanhas alpinas impressionantes. Para mim, esse é uma das melhores cicloviagens do mundo, pois une natureza, cultura, gastronomia, boas cervejas e muita segurança. Existem ciclovias por todo o país e os motoristas são mais educados do que você pode imaginar. Percorrer pedalando a Rota Romântica e a Via Cláudia Augusta, uma estrada romana que atravessa os Alpes, é uma viagem imperdível para amantes da bicicleta.

Vietnã

O Vietnã é um dos meus países favoritos. Suas belezas naturais são impressionantes, sendo a Baía de Halong Bay considerada uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. De norte a sul, o país reservas muitas surpresas para seus visitantes, seja das suas belezas naturais, do seu modo de vida, da sua história e na sua gastronomia. A hospitalidade com que somos recebidos nos faz sentir em casa. Uma ótima pedida é conjugar a sua viagem com as lindas praias da Tailândia e aproveitar o melhor desses lindos países.

Esses são apenas alguns dos destinos em que atuo.

Não encontrou seu sonho de viagem nessa lista? Não tem problema!

Entre em contato para que eu possa ajudar a realizá-lo.