Acredito que se você tem um sonho, você pode encontrar caminhos para realizá-lo. Mesmo que pareça difícil ou distante ou até mesmo, algo simples, mas que nunca chega a hora certa, acredite que ele é alcançável. Eu amo viajar, mas, poder contribuir para que outras pessoas possam realizar seus sonhos, por meio do meu trabalho como turismóloga e guia de turismo é uma grande paixão.

segurança

Dentro das atividades de ecoturismo e turismo de aventura, seja uma trilha de um dia ou uma escalada, existem riscos. Cabe a nós guias identificá-los e tratá-los antes da viagem acontecer, para evitar que eles ocorram e minimizar seus possíveis impactos. É impossível controlar a natureza, mas podemos planejar nossa atividade para que ela seja segura para todo o grupo. Para isso, me capacito periodicamente em cursos específicos voltados as atividades de aventura, sendo que já realizei diferentes cursos de primeiros socorros em áreas remotas e tenho capacitação e experiência desenvolvendo Sistemas de Gestão de Segurança em Turismo de Aventura conforme a norma ABNT NBR 15.331.

planejamento e logística

O sucesso de uma viagem depende de quanta energia colocamos no planejamento dela. Conhecer cada detalhe do destino, os melhores atrativos, hospedagens, a cultura, a gastronomia e a rotina local fazem diferença na hora de montar um roteiro incrível. Prezo muito pela qualidade de todos os serviços e procuro desenvolver o roteiro colocando experiências locais, que envolvam a comunidade e possam fomentar o seu desenvolvimento. Uma troca de hospitalidade entre as pessoas que nos recebem e nós, turistas.

natureza e cultura

Olhando as fotos e destinos no site e nas minhas redes sociais, pode parecer que o meu foco é a natureza. Mas, também sou apaixonada por patrimônios culturais e por história da arte, tendo participado de grupos de pesquisa e desenvolvido o meu trabalho de conclusão de curso em educação patrimonial. Por isso, sempre procuro trazer para a viagem aspectos históricos e culturais, para que possamos conhecer e entender melhor a região que estamos visitando.

suporte

Quando começamos a planejar uma viagem juntos, passo a estar em contato fornecendo informações sobre o destino, orientando como se preparar fisicamente, como escolher e organizar os equipamentos necessários, oferecendo todo o suporte necessário para que possamos nos preparar para que tudo de certo na viagem e só tragamos boas lembranças na bagagem.

comida de verdade

Você que não me conhece deve estar se perguntando porque comida, mas guiar e cozinhar são duas paixões e adoro compartilhar elas com as pessoas. Nos reunir para comer e repor as energias é o momento em que podemos compartilhar experiências e conhecer melhor uns aos outros em um viagem em grupo. Por isso, espere deliciosos piqueniques e, em expedições, cafés da manha e jantares, com "comida de verdade", nada de miojo e enlatados, de preferência, teremos muitas delicias locais.

Companheirismo

Procuro conduzir as viagens com segurança e profissionalismo e construir uma parceria com as pessoas do grupo. Ouvir suas histórias e conhece-las, me ajuda a identificar suas necessidades e expectativas e torna a viagem mais alegre e especial.

"Trilhar com a Galega tem sido, além de divertido, uma oportunidade de desenvolvimento constante de minhas habilidades. Seu jeito incansável, cuidadoso e agregador faz com que cada saída seja uma experiência de aprendizado. Cada detalhe faz a diferença. Da comida saudável, pensada e preparada com carinho, até aquela “mãozinha” amiga na hora de passar por um trecho mais complicado. Sempre gostei de trilhas e contato intenso com a natureza, mas com as dicas da Galega eu consegui otimizar muito o peso de minha mochila, assim como melhorar cada vez mais a experiência de acampar com qualidade. " Daniela Wadjan

“Mulher-Maravilha” é um termo que bem a define. Se existisse uma liga de super-heróis dos esportes de aventuras, a Élida encabeçaria o time como a Super Galega! Fizemos a travessia da Trilha do Ouro com um grupo de pessoas fabulosas e é incrível acompanhar essa super-guia em ação: o cuidado que ela tem com cada um dos participantes; a força e a agilidade durante o percurso; o conhecimento imenso que ela demonstrou na área de trekking e montanhismo; a preocupação constante com a nossa segurança; e, principalmente, a alegria e o amor pela profissão que ela transborda e que nos invade. É contagiante! Obrigado, mana, pela experiência inesquecível! Obrigado e até a próxima!" Átila Noldorin

"Élida é uma mega guia!!! Além de amiga, é excelente profissional, divertida, eficiente, andando com vários quilos a mais quando é preciso! nos ensina muito sobre trekking: como o que devemos levar, como montar a mochila e qual mochila usar!! Muito obrigada por todos os ensinamentos e todas as trilhas que dividimos!!" Thais Carreira

"Sempre gostei de natureza desde criança e nos últimos 3 anos resolvi ter um contato mais íntimo com ela de novo, fazendo trilhas, indo pro meio do mato, especialmente onde não tem sinal de celular. Risos. Não consigo lembrar ao certo em qual trilha eu conheci a Élida. O que sei de verdade é que esse fato mudou minha visão de trekking. A Élida é essa pessoa especial que inspira confiança de cara, uma capacidade de conexão imediata com os outros que é rara... pra nossa felicidade, os guiados. Admiro o seu cuidado com o grupo, nunca descuidando da parte mais técnica, das questões de segurança, mas sempre deixando isso passar de uma maneira suave e calma...Lembro de várias situações ótimas, mas 2 sempre me veem à cabeça quando penso na Élida. Uma foi durante a descida do Corcovado de Ubatuba (e quem já fez sabe a dificuldade o que é); a Élida conseguiu trazer de volta com toda calma e paciência um dos participantes que tinha lesionado o joelho, um trabalho de paciência e de convencimento do grupo, de que deveríamos agir como um bloco e foi tudo perfeito e divertido. A segunda foi durante o retorno do Pico Paraná, quando ela resolveu carregar a sua cargueira (muito pesada!) e a de outra pessoa que havia se machucado. Foi preciso dela uma força extenuante, mas nem durante um minuto eu percebi desânimo ou vacilo. E mais ainda, a Élida chegou primeiro. Risos. Quando eu pensava em desistir, cansado, sem energias, no meio da noite, no mato, sem estamina nenhuma, eu ouvia ela gritar lá da frente: “gente, tamo chegando, vamos comer pastel lá na chegada”... acho que não era o pastel que me animava, mas aquela voz amiga. Um outro aspecto da Élida é que ela é a pessoa perfeita pra testar equipamentos de trilha , por que leva estes a condições críticas. Lembro de pedir pra ela me indicar a marca da sua cargueira, por que se aquela cargueira aguentava todos os trancos de todas as nossas trilhas era muito boa. Foi ela que me indicou os produtos da Osprey e me explicou todas funcionalidades das minhas mochilas (tenho uma cargueira e uma de ataque). Acho que um equipamento adequado para sua atividade e que tem funções pensadas pra facilitar sua atividade, além de resistência e leveza, são fundamentais no trekking. Eu posso dizer que estou super satisfeito com minhas mochilas. Eu podia falar, também, da quantidade de risadas que a Élida me deu de presente e quantas pessoas ela conectou entre si, esta sendo, outra característica incrível dela... Você já é uma líder pronta, minha amiga! Vá ajudar os outros a desbravar o resto do mundo. Obrigado por tudo! FABRÍCIO OLIVEIRA CARVALHO

Confira mais depoimentos na minha página do Facebook e, se você já viajou comigo, compartilhe sua avaliação pelas redes sociais ou por e-mail.